Homenagem ao Mestre Diniz

Mestre Luís Torres Diniz, fundador da Associação Jinsil de Hapkido

Infelizmente, meu amigo e aluno, Mestre Diniz, não resistiu ao enfarte que o vitimou em 27 de setembro de 2020. Elaborei aqui uma pequena biografia, em homenagem à memória desse excelente mestre, amigo e ser humano.

Seu primeiro contato com a arte do Hapkido foi no início do ano 2000, quando foi convidado pelo professor Wilson Gouvêa a participar de um treino ao qual estava assistindo. O gosto foi imediato, e na aula seguinte já estava inaugurando seu recém-adquirido kimono, pois decidiu que se dedicaria por inteiro ao Hapkido.

Através dessa dedicação, conquistou suas graduações, sempre demonstrando ótimo preparo físico e nível técnico,

Já na faixa vermelha, foi campeão na categoria Defesa Pessoal no campeonato brasileiro realizado pela Liga Nacional de Hapkido em 2006. Esta foi a mais significativa de suas conquistas em torneios, dentre as tantas outras medalhas e premiações recebidas em sua jornada marcial.

Nessa fase, começou a dar aulas, em conjunto com o professor Kid. Essa parceria renderia muitos frutos, tanto em seus treinos como no ensino aos alunos.

Através dos ensinamentos dos mestres Guilherme de Jesus Cauzin, Charles Cauzin e do professor Wilson Gouvêa alcança, e juntamente com amigo e parceiro Euclides “Kid” Gomes, sua tão esperada faixa preta, no ano de 2007. E as responsabilidades que acompanham essa nova graduação não pesaram para esse motivado hapkidoísta.

Como professor, participou de diversos eventos levando seus alunos, os quais sempre saíram premiados, atestando também suas qualidades como professor.

Em 2010, presta exame para 2º Dan de faixa preta, dessa vez com mais alguns amigos de jornada, como os professores Euclides “Kid” Gomes, Rafael Barca e Wilson Gouvêa. Após este exame, e com a orientação do mestre Guilherme de Jesus Cauzin, participou da criação da Associação Jinsil de Hapkido, que trabalha para manter nossa linhagem de Hapkido em São Paulo, ensinando e realizando exames com os devidos critérios técnicos.

Durante os anos posteriores, novas graduações e conhecimentos foram adquiridos, como a massagem terapêutica, um das exigências do mestre Cauzin para que o praticante seja graduado como mestre. E esses conhecimentos o levaram a receber sua graduação de mestre faixa preta 5º Dan em Hapkido.

Trabalhou sempre com seriedade, ética, humildade e disposição, participando de diversos cursos e seminários de aprimoramento, de forma a melhorar suas qualidades e conhecimentos.

Um dito muito comum entre os mais antigos do Hapkido, ao amarrar a faixa na cintura do novo graduado, prega: “Honre esta faixa”. Mestre Diniz soube, como poucos, honrar todas as suas merecidas graduações. Seu corpo físico não mais estará presente, mas seus ensinamentos e suas virtudes ecoarão para sempre através das sementes que semeou.



Mestre Wilson Gouvêa

Deixe um comentário