Grão Mestre Park Sung Jae



Grão Mestre Park Sung Jae
10º Dan de HAPKI-DO
Conforme consta na Revista Combat Sport nº 6 (de 1990), O HAPKIDO no Brasil teve a seguinte introdução:
Anos atrás, ainda na Coréia, Mestre Park Sung Jae (no desempenho de seu cargo de Secretário Geral da Confederação de HAPKIDO), assumiu significativo papel como instrutor de Hapkido junto a órgãos e entidades nos quais é obrigatório o ensino dessa arte marcial, como o Departamento Especial de Polícia, o Departamento de Navegação, o Serviço de Treinamento Anti-terrorista.
Ao chegar no Brasil – enviado pela Federação Mundial de Hapkido em março de 1972 – a fim de difundir essa arte por toda região sul-americana, Mestre Park forma uma primeira turma de alunos no “Segundo Quartel General de Quintauna”, tendo inclusive, entre seus discípulos, o então comandante Coronel PAULO SILVA FREITAS, hoje General aposentado.
A seguir abre a primeira academia de Hapkido da América Latina em São Bernardo do Campo/SP – o ponto de partida para uma série de acontecimentos que viriam propagar a arte em nosso país, dentre os quais os mais significativos seriam:
A abertura da segunda academia no Círculo Militar de São Paulo e a criação do Departamento de Hapkido.
A criação da Associação de Hapkido no bairro da Liberdade.
A realização do primeiro Festival Internacional Brasil-Coréia em dezembro de 1973.
A realização do segundo Festival Internacional Brasil-Coréia em 1974 e o terceiro em 1975, ocasião em que chegaram a nosso país para participar das demonstrações vários faixas pretas coreanos.
A abertura de várias academias em locais diferentes, como: Água Rasa/SP, Itu, Porto Feliz, Salto, Sorocaba e etc., expandindo-se ao longo dos tempos.
Desta forma, nosso estilo foi difundido no BRASIL, após os anos de 1970, pelo Grão Mestre PARK SUNG JAE, ensinando em princípio para 200 homens do Exército Brasileiro, antigo GCAN90, incentivado pelo Coronel PAULO DA SILVA FREITAS, que depois foi condecorado como patrono do HAPKIDO no Brasil.

Atualmente, o GM Park ainda leciona HAPKIDO, em aulas particulares para seus alunos mais graduados, além de seminários diversos, onde demonstra imenso conhecimento técnico e vitalidade.

Seminário ocorrido em novembro/2008, em Itapetininga (SP).

13 comentários sobre “Grão Mestre Park Sung Jae

  1. Prezado GM Park, fui seu aluno durante alguns anos, quando a academia era no Viaduto São Paulo. Em virtude de mudança perdi o contato consigo, porem tentei muitas vezes reencontra-lo. Gostaria se possivel seu endereço ou numero de telefone para manter contato. Forte abraço.

  2. o hapkidô tem um vasto repertório de golpes com 10.0000 golpes 360 tipos de chutes só para
    se quebrar um osso além disso é uma ótima opção para quem quer aprender a lutar ou apenas
    treinar defesa pessoal

  3. Mestre incluzive o meu professor gostaria de saber como se afiliar a federacão ,Ele é segundo dãn em hapkido,obrigado.

      • Gustavo
        No momento, o GM Park não está em nenhuma academia dando aulas, porém temos bons professores (alunos diretos dele) na ativa. Caso você tenha interesse, informe em que bairro/cidade você se encontra, para que eu possa intermediar o contato, ok?
        Grande abraço!

  4. gotaria de fazer parte do hapkido pois estou chegando do norte ,Eu ja trenava la com o prof de hapkido e não queria deixa parado o conhecimento.vc esta de parabens gran mestre

  5. salve meu grao mestre park sung jae fui seu aluno no quartel do 2 g. can 90 a ae em quitauna sp junto com grande comandante e amigo general de artilharia paulo da silva freitas , hoje apos longos anos a sua procura tive a felicidade em pesquizar na internete e ter aa honra de ve sua foto e saber um pouco mais de sua historia. mestre eu gosteria se o senhor souber noticias no nosso comandante general paulo da silva freitas me faca a gentileza de me informar atraves do meu email grato aguardo noticias sua ficaria muito feliz em apresenta.. lo a meus familiares.

    • Caro Sargento Marinho,

      Meu nome é Carlos Feliciano, sou presidente da Associação Nacional de Hapkido Tradicional – ANHT (www.HapkidoTradicional.com.br). Conforme você poderá verificar em nosso site, também mantemos os ensinamentos do GM Park Sung Jae. Nosso mestre principal, Marcílio Nogueira, deve ter sido seu amigo na época em que serviam em Quitaúna. Além do mestre Marcílio Nogueira, temos contato com outros que militares da mesma época. Por este motivo gostaríamos que você mantivesse contato conosco, através do e-mail carlos@hapkidotradicional.com.br, pois estamos planejando um encontro com esta primeira geração do Hapkido brasileiro.

  6. Grão Mestre meu pai era Sargento na época e teve a honra de ter sido um dos primeiros dos 200 homens alunos no qual meu pai era mto amigo pessoal do cel Freitas onde serviu por 7 anos com ele até a sua transferencia para Campo Grande – MS. Apartir daí ele tentou por anos reencontra-lo e atraves da internet estou tentando encontra-lo e como sempre meu pai contava as historias do tempo de exercito entre elas tinha q ele passava com o jipe em cima da sua barriga com uma demonstração de controle fisico mental. Um forte abraço e espero que veja este meu comentário. Oss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s