Perguntas frequentes

Aqui vou procurar responder dúvidas ligadas ao HAPKIDO.

31 comentários sobre “Perguntas frequentes

    • Saudações Ana Paula!
      Desculpe pela demora em responder.
      Fiz questão de conversar com um médico ortopedista, para poder transmitir uma resposta mais segura.
      O médico mencionou que os treinos estão liberados, desde que não haja movimentos bruscos durante os primeiros treinos. Posterior a isso, com o fortalecimento da musculatura que dá sustentação à região afetada, a tendência é haver dominuição da dor e aumento da resistência. Treine, sempre com cuidado, e mantenha o seu professor informado sobre qualquer dor, ok?

  1. Olá, sou estudante de massoterapia e vi que além do hapkido ser uma artes marcial bem completa, quem atinge a faixa preta também esta apto a ser um terapeuta. Gostaria de saber como isso funciona e se o graduado em faixa preta também ganha algum certificado de terapeuta. Obrigado pela atenção.

    • Salve Gabriel!
      Dentro de nossa linhagem, o aprendizado de técnicas como massagem e acupuntura fazem parte da formação de um mestre em Hapkido, porém, essa certificação não é automática. Em alguns casos, o mestre vai ensinando ao seu aluno, em outros casos é necessário fazer um curso completo em alguma entidade. São conhecimentos distintos, porém complementares.
      Abração!

    • Saudações, Raphaela!
      Não entendi bem a sua pergunta…
      Se você quer saber quais lesões um praticante está sujeito a sofrer, menciono um eventual hematoma causado por pancada em um combate, ou alguma torção nos treinos de defesa pessoal. Fraturas são muito raras. Digo isso porque em nosso ambiente de treino, prezamos pelo respeito para com nossos colegas, e dispomos da monitoração dos professores a fim de evitar tais lesões.
      Agora, se seu interesse é conhecer as lesões que podem ser causadas a um oponente numa situação de combate real, são muitas e variadas. Vale a pena treinar para adquirir esse conhecimento!

  2. Tenho 28 anos, e nunca pratiquei nenhum esporte nem arte marcial, mas um amigo me falou sobre o Hapkido, vi alguns vídeos e me encantei pela arte, gostaria de saber se é indicado para qualquer idade e se é uma boa escolha para quem quer ter um melhor condicionamento e saúde física?

    • Grande Leandro!
      Realmente, o Hapkido é uma excelente escolha pra quem busca qualidade de vida, além de uma eficiente defesa pessoal. A partir dos 7 anos, já é indicada a prática.
      Tive alunos que começaram com mais de 50 anos, e há cerca de 8 anos, um deles alcançou a faixa preta.
      O introdutor de nosso estilo no Brasil, Grão Mestre Park Sung Jae, hoje em dia é um septuagenário cheio de energia, saúde e disposição!
      Bons treinos pra você!

  3. QUERIA SABER ONDE EXISTE UMA ACADEMIA DESTA AQUI EM ARACAJU / SE , GRATO.
    JOSÉ OLIVEIRA DE A. FILHO (79) 9972-3349 / 3227-2218

  4. Olá. Agora que terei tempo livre, Iniciarei a prática do Hapkido. Vendo alguns vídeos e uma demonstração em um evento tive algumas dúvidas.
    Aparentemente, os treinos das técnicas/golpes não são feitos com grande intencidade de força, ao contrário, quem está aplicando o golpe aparenta fazer de maneira bem leve( com o braço leve).
    Sei que é para não machucar o colega, mas isso influencia em uma situação real de combate?
    A arte é eficiente se o praticante estiver em uma situação real e tiver que repelir um agressor fortão desses que pratica jiujitsu?
    Muito obrigado e
    parabéns pelo site!
    Fabio.

    • Muito obrigado pela sua visita e pelos elogios!
      Parabéns pela sua decisão de treinar Hapkido!
      Sendo esta uma arte marcial especialmente focada em DEFESA, a força aplicada durante as apresentações é sempre moderada, a fim de não causar danos ao parceiro de treino (que por sua vez, não impõe resistência para não se lesionar), porém, as técnicas quando aplicadas em situações reais, são extremamente eficientes, lesivas e perigosas. Num combate real, você irá adquirir noção, através dos treinamentos, de qual será a melhor forma de aplicar a sua técnica, dosando a força e a energia conforme nescessário.
      A arte é extremamente eficiente, independente de quem é o seu adversário, pois não necessitamos medir forças, mas sim aplicar a técnica adequada no momento correto. Já utilizei várias vezes (trabalhando como segurança), e obtive êxito, contra pessoas maiores, mais fortes, e praticantes de diversos estilos de luta.
      Lembre-se: sua vitória começa a ser desenhada no cérebro!
      Bons treinos e sucesso!

  5. Vou começar a fazer hapkido amanha(01/11/2011), queria alguma sugestão para poder iniciar bem esta arte, por isso venho aqui para pedir alguma sugestão de aperfeiçoamento Q SEJA UTIL PARA MIM??
    Obrigado

    • Salve, Richard!
      Parabéns pela sua decisão!
      Como vc está iniciando, sugiro que vc foque bem nos exercícios de alongamento (abertura de pernas, flexibilidade de coluna, tornozelos, punhos, etc.). Isso pode evitar lesões que comprometeriam seu desenvolvimento nos treinos.
      Outra dica: não imponha muita resistência física nos treinos de golpes, pois isso poderia causar uma maior força na aplicação do golpe pelo seu parceiro (o que pode levar a outras lesões).
      Para terminar, tente registrar tudo em um caderno. Assim, vc pode revisar o que aprendeu nas horas vagas, fixando melhor seu aprendizado, ok?
      Depois, apareça por aqui para contar como tem se saído!
      Grande abraço e bons treinos pra vc!

  6. Ainda sobre o brazao , se for possivel mandar, gostaria que me mande qual o Banco e o valor para que possa enviar o dinheiro. obrigado SGT MARINHO

    • Ok, Sargento Marinho!
      Vou providenciar um brasão pra você, igual ao que era usado em sua época de exército! Também vou tentar localizar os fones de contato da família do Gal. Paulo da Silva Freitas.
      Assim que tiver alguma novidade, lhe informarei!
      E muito obrigado pelas suas palavras!
      Grande abraço!

  7. Mestre Wilson gostaria se possivel o sr. me mandar um quimono ou mesmo um brazao aquele que é o simbolo do nosso Rapkido, tendo em vista que meus netos tem loucura para ver, tenho um neto que é campeao de MUAY THAI aqui de Mato Grosso do Sul e ele gostaria de tambem praticar o Rapkido para tambem aperfeiçoar ainda mais a sua tecnica. agradece . MARINHO

    • Salve, Walter!
      Que boa notícia, saber que o sr. se interessa em praticar Hapkido!
      Saiba que, independente da idade, o Hapkido é uma arte marcial extremamente eficiente e versátil, já que não depende exclusivamente de força bruta ou agilidade para obtermos progresso e resultados positivos.
      Hoje, temos em nosso grupo, o Sr.Gabriel, que começou a treinar com mais de 55 anos (tendo hoje 70), e alguns anos atrás, alcançou a faixa preta!
      De início, as dificuldades que podem surgir seriam desconfortos na parte de alongamentos e na parte cardio-pulmonar, porém, isso é comum a todos, e não é nada que algum tempo de prática não resolva.
      Mas lembre-se: é muito importante passar por uma avaliação médica autorizando a prática de exercícios, mais precisamente artes marciais. E da mesma forma, procure algum professor experiente, sério e capacitado, para que seu treinamento seja mais seguro e produtivo.
      Caso queira alguma sugestão, ou tenha alguma dúvida, escreva, pois será um prazer responder!
      Espero que em breve, nos encontremos em algum tatame por aí!
      E parabéns pela sua iniciativa, te desejo muito sucesso!

      Prof. Wilson Gouvêa

  8. * * * ATENÇÃO * * *

    FALTAM 5 SEMANAS PARA O 2º Torneio Hapkido Sério O 1º PAGAMENTO COM DESCONTO TERMINA AGORA DIA 13 DE MARÇO

    Veja as regras e valores do 2º Torneio Hapkido Sério Dia 10 de Abril de 2011 nos linques abaixo:
    http://ahrhapkido.blogspot.com/2011/03/2-torneio-hapkkido-serio.html
    http://hapkidoserio.blogspot.com/

    Você não pode ficar de fora dessa, veja o vídeo promocional do torneio e saiba mais detalhes

    (DESCULPA NÃO ACHEI SEU E-MAIL, ASSIM RESOLVI AVISA-LO POR AQUI – ASSIM QUE POSSÍVEL ME RESPONDA ATRAVÉS DO E-MAIL RE.NATOO_SAM@HOTMAIL.COM)

    OBRIGADO

    PROFESSOR RENATO SANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s