NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS AMIGOS DO HAPKIDO

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS AMIGOS DO HAPKIDO

Em uma conversa informal, fui questionado por um Mestre acerca dos acontecimentos recentes da organização à qual eu pertenço. Uma vez que esses acontecimentos geraram inclusive ataques à minha pessoa e minha honra, preparei esse documento para que sirva de esclarecimento geral, onde enfim ponho os devidos pingos nos “is”.

Eu, Wilson Gouvêa, faixa-preta 4º Dan de Hapkido, discípulo do mestre Guilherme de Jesus Cauzin desde 1991, da linhagem do Grão Mestre Park Sung Jae, venho esclarecer alguns fatos ocorridos recentemente dentro da entidade à qual estou vinculado, Associação Jinsil de Hapkido.
Esta associação foi criada conforme orientação de nosso mestre, quando um grupo formado por 5 faixas pretas alcançaram o 2º Dan, em exame realizado na cidade de Registro-SP. Entre nós, foi acordado trabalharmos em conjunto, sempre decidindo democraticamente nossas ações, através de votações internas.
Porém, ficamos sabendo do exame para faixa preta 1º Dan prestado pelo sr. J., que seria realizado pela Associação Jinsil de Hapkido. Até aí tudo normal (inclusive posteriormente, prestei meus parabéns ao recém graduado, que foi meu aluno até a faixa azul, sempre esforçado e merecedor), porém, um fato curioso que aconteceu foi que os mestres Kid, Diniz e eu, simplesmente NÃO FOMOS SEQUER CONVIDADOS para o evento executado pela nossa própria associação! Ou seja, o professor responsável pelo aluno, sr. ERIK DIAS FERREIRA, simplesmente DESPREZOU os demais colegas de trabalho, escondendo de nós o evento, pois não nos comunicou nem convidou para comparecer ao exame (que, conforme combinado, seria sempre avaliado pelos demais fundadores desta associação).
De acordo com os presentes, o mesmo disse que nos convidou, e que NÓS não pudemos ir ao evento. De imediato, esse professor prosseguiu no Facebook com a exclusão de amizade com os mestres Kid, Diniz e também comigo, o que comprova (além de ser um “recibo” que legitima sua má-fé) que fomos simplesmente QUEIMADOS neste evento e perante todos os demais presentes.
Ao questionar tal fato via internet, fui interpelado por uma pessoa próxima a ele, que em defesa argumentou grosseiramente e de forma inconsistente, alegando que estaríamos atrás do dinheiro do exame (?), dentre tantos outros absurdos, inclusive, com ataques verbais e ofensas à minha pessoa, “ordenando” ainda de forma arrogante “onde eu posso e não posso” treinar Hapkido! Até determinou que eu não devesse mais ir aos seminários com o GM Park Sung Jae, já que nós e nossa entidade estávamos queimados perante todos!!!
Absurdo!!! Lamentavelmente, a humildade morreu, e o EGO subiu à cabeça e dominou essas duas pessoas que outrora foram meus alunos!
Este fato do exame não foi a primeira grande decepção, sendo que após nos graduarmos 2º Dan e assumirmos entre nós o compromisso de treinarmos juntos com vistas ao 3º Dan, chegou ao nosso conhecimento que meses depois, houve uma viagem “escondida” até a cidade de Registro (180 km da capital, uma viagem que sempre foi cuidadosamente planejada para que todos pudessem ir), a fim de treinar com o nosso mestre, adiantando o “lado dele”, e mais uma vez, agindo sem transparência, lealdade, consideração e respeito para com os colegas diretores da Associação. Ao nosso mestre, justificou nossa ausência com a mesma resposta, “eles não puderam vir”, tirando a responsabilidade dele e nos colocando em situação desagradável.
Sempre tivemos uma relação de respeito e consideração por essa pessoa, sendo que sempre o consultamos para elaborar nossa agenda de exames, eventos, e etc., uma vez que sua escala de trabalho nos exige um certo critério para escolha de datas, porém, a reciprocidade para conosco NUNCA aconteceu, já que chegou a faltar em eventos em que ele mesmo decidiu a data.
Diversos outros fatos semelhantes ocorreram envolvendo esta pessoa, mas opto por não mencioná-los aqui, o que ocuparia muito tempo e espaço de todos com assuntos desagradáveis sobre uma pessoa que pensa apenas em si mesmo.
Importante frisar que essa pessoa FOI EXPULSA de nossa entidade por certos motivos, diferentemente do que ele anunciou, que saiu por opção própria, sendo essa outra mentira.
E a algumas mesmas pessoas que falaram pejorativamente sobre minha honra (curioso mencionarem isso, já que pelo próprio comportamento, aparentam que nunca a tiveram) e me atacam pelas costas, deixo à prova minha vida ilibada de 29 anos de artes marciais, sendo 24 anos dentro do Hapkido. Nunca precisei mentir, enganar, ou de quaisquer artifícios para chegar onde cheguei. E existem muitas pessoas que acompanharam a minha jornada e podem comprovar isso.
Prezamos pela honra, lealdade e verdade, e assim seguiremos nossa jornada dentro do Hapkido. Trabalhamos sempre com seriedade, e não com molecagem.
Escolhemos o nome JINSIL por significar VERDADE em coreano. Desta forma, não poderia a MENTIRA existir por muito tempo entre nós. A mentira não se sustenta por muito tempo, e uma hora as máscaras caem.
Quero deixar bem claro que não tenho nada contra a pessoa do sr. E.D.F. (o qual já foi meu aluno), porém, desaprovo suas atitudes perante nós, seus ex-colegas de treino, pela nossa Associação e pelo HAPKIDO em si, que prega a união e a harmonia.
Outrossim, coloco-me à disposição para esclarecimentos acerca dos fatos acima, e de quaisquer outros que possam vir a interessar.
Muito obrigado pela compreensão de todos.

Atenciosamente,

Mestre Wilson Gouvêa

Deixe um comentário

