Relação entre Hapkido, Acupuntura e Quiropraxia


Hapkido é uma Arte Marcial Milenar Coreana, que utiliza pontos de Acupuntura para neutralizar os seus oponentes, também utiliza os mesmos pontos para tratar o desequilíbrio da energia utilizando vários métodos como: Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Auricular, Quiro-Acupuntura, Quiropraxia (ajuste e realinhamento da coluna e das articulações superiores ou inferiores e sua biomecânica comprometida), Moxa, Ventosa e Terapia Corporal.

Mapa ilustrativo de Quiroacupuntura


É uma luta muito violenta e ao mesmo tempo muito delicada, porque se atingir algum ponto de acupuntura com certa violência pode paralisar ou até causar traumas irreversíveis.

Auriculoterapia


Os Coreanos encaram o Hapkido e acupuntura na sua cultura tradicional, com muita naturalidade, pois faz parte do costume e folclore trazidos por gerações e gerações através de milhares de anos.
Quando alguém se machucava ou tinha algum problema de saúde, eles procuravam ajuda aos mestres de Artes Marciais, principalmente de Hapkido.
Hapkido não é apenas mais outra arte marcial ou uma mera combinação de outras artes ou técnicas de lutas. Porém, antes de entender o que é Hapki-do, faz-se necessário entender o que é o “Hap Ki”. Hap ki significa uma combinação harmoniosa de (KI) “energia vital interior”, não apenas a sua energia, mas a de seus colegas de treino, ou mesmo seu oponente.

Quando observamos o KI universal, vemos o que conhecemos por energia Yin e Yang; pois é algo que a natureza cria, o fluxo do Yin e Yang, etc. Numa alternância infinita entre os dois.
Este “KI” gerado é um mistério da natureza que o homem tenta usar a seu favor, a força natural do HAP KI. O Hapkido envolve estratégias usando o principio do “Hap Ki” na execução de seus movimentos.
O “KI” sempre flui em círculos. Hapkido envolve todos os seus movimentos com fluxo circulares, sem uso de força ou de técnicas traumáticas, que gerem conflitos ou confrontos diretos, sem harmonia. O universo se move circularmente, e no mesmo contexto o Hapkido usa os movimentos circulares sem o uso da força como base para todas suas técnicas. Quando trazemos nosso oponente para dentro de nosso círculo imaginário (próximo a nós) ou o “adaptamos” a nosso próprio círculo de alcance, teremos o controle total sobre nossos oponentes.
Estes movimentos tampouco são violentos ou lineares; eles são certamente muito suaves gentis e sempre circulares. Assim, quando se faz e se torna o centro produzindo um fluxo como um redemoinho de água, como se originando de dentro (do centro) de um furacão, a energia perfeita dos movimentos faz com que alcancemos uma paz profunda interior indescritível.
O Hapkido possui muitas torções, chaves estranguladoras, socos, perfurações, que são usadas para controlar o oponente, bem como uma vastidão de chutes e técnicas de bater (traumatizantes). Muitas escolas de Hapkido ensinam técnicas com armas brancas para os alunos mais graduados, como bastões longos, médios e curtos, facas, faixas, panos, nunchacos, cordas, leques, lanças, e vários tipos de espadas.
Os movimentos do Hapkido seguem alguns princípios naturais, que quando praticados com empenho e dedicação levam o praticante a atingir a perfeição dos mesmos. Estes movimentos fazem a grande diferença entre o Hapkido e as outras artes marciais.

Hapkido se faz necessária compressão de três palavras distintas:
Hap – Combinar, Unir, Coordenar, Para Harmonizar.
Ki – Força Interior, Energia Vital, Força, Energia Dinâmica.
Do – O Caminho, O Sistema, O Método.

Posso afirmar que acupuntura e Quiropraxia têm relação direta com Hapkido para equilibrar a sua energia interna e para imobilizar e neutralizar os seus oponentes, fazendo gerar muita dor e sofrimento utilizando compressão nos pontos de acupuntura e alterando a sua função biomecânica da coluna.
Hapkido é excelente em tratamentos preventivos para alongamento das articulações e melhorando sistema cardiorrespiratório.
Excelente para tratamento da dor e da sua causa.
Podemos provar realizando alguns golpes nos pontos de acupuntura, verificando aumento da sensibilidade e diminuição da resistência do local (sem machucar, claro).
Podemos pressionar alguns pontos para mostrar anestesia do local, para tirar a dor, ou melhor, a hiper sensibilidade do local.
O Hapkido e uma luta Arte Marcial Coreana que usa pontos de Acupuntura para Neutralizar oponentes e também serve para equilibrar a desarmonia da energia utilizando os mesmos pontos de Acupuntura.
Por isso o Hapkido é utilizado na Coréia em forças armadas, Policia, Guarda Costa e quando se fala em proteger alguma pessoa ou alguma coisa é utilizado Hapkido.

Mestre Song Un Kim – Terapeuta Holístico – CRT 23108 –
www.songunkim.terapiaholistica.net

Fonte: http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/tradicionais/acupuntura/192-hapki-do-acupuntura-quiropraxia#ixzz1Ihxz8Jok

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s