Um conto Zen, para refletirmos

O Velhor Samurai




Nos arredores de Tóquio, vivia um grande Samurai, de idade avançada, que tinha uma grande paixão por ensinar o zen-budismo aos mais jovens.

Corria a lenda, que apesar da sua idade, ainda era capaz de derrotar qualquer adversário…
Certo dia, apareceu um Samurai jovem e sem escrúpulos. Famoso por utilizar a técnica da provocação, esperava que o adversário reagisse e, com uma fantástica habilidade física, contra-atacava com uma velocidade mortal.

O jovem Guerreiro era impaciente e jamais havia perdido uma luta. Já conhecia a reputação do Velho samurai, e estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama. O Jovem fez o Desafio e o alvoroço foi total: todos os discípulos manifestaram-se contra a ideia, mas contra todas as expectativas o Velho aceitou o desafio.

Foram todos para o centro da Vila e o Jovem começou a insultar vigorosamente o Velho Mestre. atirou-lhe pedras, cuspiu-lhe a cara, enquanto gritava todos os insultos possíveis e imaginários, ofendendo atés os seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocar, mas o Velho permaneceu imóvel e sereno. No final da tarde, exausto e humilhado, o jovem guerreiro retirou-se…

Os alunos rapidamente acudiram ao Mestre, Desapontados por este permanecer calado e sem reação tantos insultos e provocações, perguntaram: – Mestre pode suportar tamanha indignidade? Porque não fez uso da sua espada, poderia até perder a luta, mas escolheu mostrar covardia perante todos?

Serenamente o Velho Mestre Replicou: – “Diz-me: Se alguém chega até ti com um presente, e não o aceitas, a quem pertence o presente?” – perguntou – “A quem tentou entregá-lo” – respondeu um dos discípulos.

“Então, o mesmo vale para a inveja, para a raiva, e os insultos” – disse o Mestre.
“Quando não são aceites, continuam a pertencer a quem os carrega consigo…”

Texto garimpado da internet, de autoria desconhecida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s